16 de fevereiro de 2013

Cogumelos para cultivar em casa


Tem gente que sai da universidade com um título debaixo dos braços, e tem gente que, além disso, sai com uma ideia de negócio factível. Isso foi o que aconteceu com Nikhil Arora e Alejandro Velez, quando depois de assistir uma aula de negócios no último semestre do curso - universidade de Berkeley (Califórnia) -  decidiram colocar no mercado o Back to the Roots, um kit para cultivar cogumelos (oyster mushrooms) em casa, utilizando borra de café.


"Escutamos o professor dizer que era possível cultivar cogumelos em borras de café já utilizadas, assim que decidimos provar na coczinha da nossa república", se lembre Arora.

Em pouco tempo, tinham baldes cheios de borras e decidiram seguir adiante com a ideia de criar comida a partir de resíduos de café. 

Em 2012 reutilizaram mais de 1,5 milhões de borras do Peet´s Coffe Shop (uma rede local de cafeterias da Califórnia) para seus kits.
"A verdade é que quando começamos em 2009, não foi necessário muito dinheiro. Com uma ajuda de 3.800 dólares da própria universidade pudemos começar", afirma Arora que, junto com Velez conseguiram que em 2011 Back to the Roots tivesse ingressos de 1 milhão de cólares e 3,8 em 2012. 

" Os nossos principais clientes são as famílias, basicamente por causa das crianças, pois elas ficam alucinadas em ver como crescem os cogumelos, mas também são nossos clientes os amantes da culinária e jardinagem", explicam.

Back To The Roots: Two Fun Guys Help You Grow Your Own Mushrooms

O kit custa 15 dólares e em pouco mais de 10 dias se tem uns 800 gramos de cogumelos. Também existem os sacos soltos (refil) de 10 dólares, adubos e camisetas que são vendidos em locais comerciais nos EUA e pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário